
QUEM SOMOS
O Coletivo Painguás é um grupo de profissionais das áreas de arquitetura, direito e educação ambiental, unidos na luta por moradia digna e sustentabilidade territorial. O coletivo surgiu no início de 2023 e no mesmo ano foi vencedor do Edital do CAU/SP, LOTE 2 TERMO DE FOMENTO: 013/2023, realizando um projeto de Capacitação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e um estudo socioambiental de três comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. A atuação do coletivo adota uma metodologia participativa, trabalhando em conjunto com as comunidades para criar soluções urbanísticas sustentáveis e que melhore a qualidade de vida da população, valorizando a diversidade cultural existente.
MEMBROS DA EQUIPE



Aline Gallo
Bartira Mendes
Beatrice Volpato
Advogada e Ambientalista
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e Urbanista
Advogada com especialização em gerenciamento ambiental, certificada em regularização urbana e educação climática, voluntária da ONG Engajamundo: Juventude e políticas públicas socioambientais.
Arquiteta e Urbanista - membro do Conselho da Cidade do Município de Piracicaba.
Arquiteta e urbanista popular, mestranda na área da História da Arquitetura na perspectiva de gênero, raça e classe.

Ingrid Martins
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e urbanista popular, com experiência em desenvolvimento sustentável numa perspectiva multicultural. Atuação com permacultura e desenvolvimento territorial do campo e cidade.

Carolina Mello

Felipe Bueno
Arquiteta e Urbanista
Arquiteto e Urbanista


Rita Moura
Educadora Ambiental
Tito Kehl
Arquiteto e Urbanista
Arquiteta e urbanista (PUC Campinas - 2000)
Doutorando pelo Programa POSURB-ARQ da PUC-Campinas, Mestre pelo Programa POSURB-ARQ da PUC-Campinas, Pós-graduação em Planejamento de Cidades pela Faculdade Unyleya e Graduação pela FAU PUC-Campinas.
Bióloga (USP /SP) com mestrado em Ecologia Humana (Esalq/ USP), com especializaçao em Educação Ambiental. Busca a em seu trabalho Sócio Ambiental a resignificação da felicidade e a valorização da vida. Buscando sensibilizar os grupos a serem trabalhados como pessoas capazes de amar a si mesmas, ao próximo para conseguirem transformar, a atual e frágil conexão Homem/Natureza.
Arquiteto, urbanista (FAUUSP 1979), e professor, autor de Breve História das Favelas e Simbolismo e Profecia na Fundação de São Paulo.



